Oito pessoas brasileiras, oito instituições americanas, dez dias. Esta é uma possível síntese da experiência de diretores de instituições luteranas de ensino superior vinculadas à Rede Sinodal de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na visita a Colleges e Seminários Luteranos nos Estados Unidos.
O programa tem sua fundamentação no Convênio para Missão Cooperativa entre a IECLB e a Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA). As duas igrejas integram a Federação Luterana Mundial.
A ELCA possui 28 instituições de ensino superior, que oferecem cursos na área humanística e de tecnologia, várias das quais entre as 100 melhores instituições do país. A experiência acumulada nestas instituições iniciou ainda no século XIX. A Rede Sinodal de Educação apenas inicia sua caminhada no ensino superior.
Em busca de aproximação entre as instituições luteranas dos dois países, a agenda proposta pela Rede Sinodal de Educação foi acatada e desenvolvida pelo Wartburg College, da cidade de Waverly, no estado de Iowa, que contatou instituições co-irmãs nas cidades de Minneapolis, St. Paul, Northfield, St. Peter, Decorah, Dubuque e Chicago. Os temas que pautaram as visitas foram: modelo de escola confessional luterana nos EUA e a forma de expressão desta confessionalidade; modelo de financiamento da educação confessional; projeto pedagógico das escolas luteranas; gestão das instituições; praticas de avaliação institucional e a inserção social das instituições.
Da experiência de conhecimento resultou o compromisso recíproco da seqüência do programa de intercâmbio, com visitas de dirigentes americanos as instituições brasileiras, a formação de grupos de trabalho que permitam viabilizar intercâmbios de professores e alunos, ajuda mútua na questão do desenvolvimento das pastorais universitárias, transferência de tecnologia na área de captação de recursos e a realização de estágios, em um primeiro momento de dirigentes brasileiros nas instituições americanas.
Na última fase da visita, na sede da ELCA, em Chicago, também ficou acertado a instituição de um grupo de trabalho para aproximação das instituições de educação básica, explorando possibilidades de cooperação e intercâmbio.
Entre os participantes da viagem houve duas unanimidades: as excelentes possibilidades de trabalho conjunto e do grande proveito que alunos, professores e comunidade podem retirar desta visita e o papel decisivo do Sr. Martin Mundstock, brasileiro, funcionário da John Deere, articulador da viagem, responsável pelos contatos e que durante todas as visitas esteve presente.
Estiveram presentes na visita os professores Belmiro Meine, do Colégio Pastor Dohms, de Porto Alegre; Burghard Klemz, das Faculdades Martinus, Curitiba; Doris Gerber, de Instituto Superior de Educação Ivoti, de Ivoti; P. Lothar Carlos Hoch, da Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo; Sedelmo Desbessel, da FAHOR e CFJL de Horizontina; Seno Leonhardt, da SETREM, de Três de Maio; Tito Livio Lermen, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/IELUSC, Joinville e Silvio Iung, da Rede Sinodal de Educação, com sede em São Leopoldo.