O Projeto "Conhecendo as Profissões" teve no dia 09 de novembro sua última etapa, fechando com chave de ouro as cinco etapas previstas, e com seus objetivos plenamente alcançados. A Profª Ivone Maria Flores, idealizadora do evento comentou que o objetivo deste projeto foi o de oportunizar aos alunos um contato direto com profissionais das mais diversas áreas, para facilitar a escolha da profissão, e orientá-los para que esta escolha seja consciente, para opção do curso superior, para uma conseqüente realização pessoal e profissional.

O CFJL agradece aos painelistas, Arno Udo Dallmeyer - Agronomia; César Antonio Mantovani - Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica; Viviane Kruger - Farmácia; Rubens Bins - Medicina; Juliana Ende Gomes - Odontologia; Maristane Weiand - Jornalismo; Gerson Ricardo Pohl - Administração de Empresas; Iandra Timm - Psicologia; Dayane Fusinato Floriani - Fisioterapia; Cátia Cilene Savicki Noremberg - Hotelaria; Jussara Sperotto - Direito; Vadenilson Patussi - Geografia; Rosa Wichrowski - Economia; Dilson Stein - Moda e Nélcio Giovanella - Mudança de Atitudes.

"Fico feliz em poder relatar algo sobre o projeto "Conhecendo as Profissões", uma vez que notamos uma real inserção dos jovens em um mundo que exige respostas rápidas perante o mercado, cada vez mais competitivo e globalizado.

Vejo nesta ferramenta de auxílio, uma excelente forma de ajuda na orientação na escolha de uma carreira profissional, uma vez que infelizmente o jovem é muito imaturo na hora de decidir algo tão importante para ele, como a carreira que pretende seguir, até mesmo porque na maioria dos casos, o aluno ainda nunca teve contato com qualquer profissão que seja, nem tão pouco com os profissionais que atuam nela. Além de orientar, o programa mostra alternativas, tanto locais quanto mais abrangentes, enaltecendo assim uma real preocupação da escola com o sucesso de cada aluno.

Foi graças ao projeto "Conhecendo as Profissões", que pude definir minha vida e dar um foco para a mesma. Sinceramente acredito que o CFJL está de parabéns pela criação e continuidade desse projeto, uma vez que criada uma cultura de saberes e de interação cultural, formaremos profissionais muito mais dinâmicos e conscientes de seu papel na sociedade: melhorar a qualidade de vida e torna-la um lugar mais humano e digno, visto que "O futuro do ser humano, é aprender a ser humano".


João Artur Manjabosco, acadêmico da FAHOR e ex-aluno do CFJL