O uso dos recursos tecnológicos na educação e no dia-a-dia das escolas é uma realidade. Não tem mais como nos distanciarmos desta ferramenta pedagógica que tem muito a contribuir para o fazer pedagógico entre professores e alunos. Novas produções, interações, situações desafiadoras, pesquisa, trabalho em equipe, resolução de problemas são desencadeados a partir destes recursos.

O Colégio Frederico Jorge Logemann, pioneiro na região do grande Santa Rosa, está disponibilizando aos seus professores o curso INTEL- Educação para o futuro, que consiste em 40h de instrução prática e orientada aos seus 41 professores participantes. Entre os conteúdos trabalhados destacam-se: Processo de planejamento, Leis de direitos autorais, Recursos da Internet, Recursos da Enciclopédia Microsoft Encarta, Apresentação multimídia, Publicação e Web site.

O curso é desenvolvido para integrar a tecnologia aos programas voltados para o ensino fundamental e médio, sendo seu maior objetivo promover o aprendizado baseado na investigação, bem como, integrar efetivamente a utilização de computadores ao currículo escolar, de modo a resultar na melhoria da aprendizagem e na qualidade dos trabalhos realizados com os alunos.

Os temas trabalhados incluem a utilização da tecnologia em sala de aula, através de estratégias e ferramentas de pesquisa e comunicação; a ênfase na aprendizagem através de atividades práticas e produções individuais ou coletivas.

Estudos mostram que atualmente, entre cinco professores, somente um se sente "muito bem preparado" para integrar a tecnologia ao ensino ou aos alunos para quem ele leciona (Apostila INTEL, 2004). Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia estes dados devem ser alterados.

"Para reverter esta situação e com o propósito de qualificação permanente aos seus professores é que o Colégio Frederico Jorge Logemann tem se lançado à frente de outras instituições de ensino, disponibilizando este curso aos seus professores e já se preparando para o ano letivo de 2005. Toda sua equipe diretiva e docentes estão de parabéns pela iniciativa."


(Sandra Regina Simon Finger - Pedagoga - Especialista em Educação, ministra o curso, Orientadora Educacional do SENAI/Santa Rosa)