O Colégio Frederico Jorge Logemann, representa uma força viva na comunidade de Horizontina, sendo uma escola comunitária de origem essencialmente luterana, comprometeu-se desde a sua fundação com princípios e valores da filosofia luterana de Lutero e conseqüentemente com as finalidades sócio-político-pedagógicos da educação. Ao servir aos anseios da comunidade busca um projeto coletivo aberto ao dialogo e à compreensão solidária na formação de um indivíduo crítico, criativo e capaz de interferir ativamente na realidade. Iniciando com a educação infantil, atende ao primeiro chamado à vivência cristã, fundamentada, segundo Lutero nas palavras de Jesus Cristo "Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, pois deles é o reino de Deus".
Lutero reconhece que os pais não têm tempo suficiente para ocuparem-se na educação por modo de seu trabalho, então exalta a necessidade de se criar escolas com pessoas que se dediquem para esta tarefa, e que estejam preparadas adequadamente. Em suas cartas aos príncipes chama-os às responsabilidades de dar o apoio necessário para a construção do ambiente escolar e também para que invistam na educação do povo, como um dos bens mais preciosos e valiosos. Lutero se preocupou com os órfãos e crianças pobres e insistiu na continuidade da educação também com os jovens e afirmava que o mais rico progresso de uma cidade é ter cidadãos bens instruídos, honestos, que tenham bom senso, que tenham educação, pois com ela podem preservar e usar corretamente todas as riquezas disponíveis. O Colégio Frederico Jorge Logemann da grande importância à formação integral, e para isso o diálogo é muito importante partindo das necessidades da comunidade e também do próprio educando, respeitando o saber que vem junto a ele, adquirido através da família e da sua convivência. Lutero também usa o Salmo 78.5 para alertar o quanto Deus anima os pais e exige que estes ensinem aos seus filhos responsabilizando-os também pela educação. No Colégio Frederico Jorge Logemann os pais tem vez e voz e discutem juntamente com a escola o que é melhor para seus filhos, assumindo a responsabilidade na orientação em casa para que a educação tenha êxito. A escola tem educandos de diversas denominações religiosas, mas que dentro da escola são respeitados como seres humanos dentro da filosofia e ética cristã. Procura-se dar mais importância para a formação como ser, procurando o construir-se, e neste sentido o professor é o mediador, o facilitador, que não se coloca em posição superior, mas de posição dialógica e respeitosa com os seus educandos, proporcionando uma troca de saberes.
Lutero afirmava que o professor não deve posicionar-se como aquele que é superior, mas aquele que ensinando aprende e que aprendendo ensina e que está ali para servir com alegria para que a aprendizagem seja agradável. Ainda no contexto atual, tanto Lutero na Teologia da libertação, quanto Paulo Freire na pedagogia da libertação, preocupam-se com o diálogo numa relação de amor entre o mestre e o educando e vêem nele o princípio da libertação sob todos os aspectos. O Colégio Frederico Jorge Logemann preocupa-se com a libertação e tem num de seus princípios que o educando seja um cidadão livre, liberto de tudo, que respeita a incondicionalidade de ser livre do outro. Este talvez seja o maior desafio da escola, buscar uma unidade na diversidade.