Desde as primeiras comunicações humanas, nas eras mais primitivas, a espécie humana tratava seus companheiros de descobertas como grandes amigos. Com o passar do tempo, seus pensamentos foram se desenvolvendo e o seu aprendizado foi se ampliando. O ser humano passou a sentir que a amizade une as pessoas, enriquece experiências e incentiva na tomada de atitudes úteis para si e para o próximo. A partir daí, cada indivíduo passou a compreender que, no momento em que há uma junção de pessoas, com idéias diversificadas, tudo se tornou mais fácil e possível de ser alcançado.

A preservação de uma verdadeira amizade é muito importante. A amizade e o amor são capazes de liberar a pessoa da solidão e dar à sua vida um sentido mais intenso. Diante dessa importância, os alunos do 2º G do CFJL, nas aulas de Português, trabalharam o assunto "amizade". A seguir, alguns alunos deixam o seu posicionamento sobre o que é um amigo e qual é o seu valor na vida de cada um de nós.


"Um amigo fiel não tem preço. Só conhecemos um verdadeiro amigo nas horas difíceis. Amigo não se compra, amigo se conquista, amigo (a) verdadeiro(a) é o tesouro mais valioso que se pode ter.

(Juliano Hammes, Tiago Perin- 2º G)



"Para ser amigo é preciso ter confiança, é preciso saber ver, o verdadeiro amigo ressucitá-lo, escolher um amigo é algo difícil".

(Paulo Haacke, Anderson Decker- 2° G)



"O verdadeiro amigo você não acha em qualquer lugar, por isso escolha bem as suas amizades, não leve qualquer um para a sua casa".

(César Pilla, Rodrigo Seidel- 2º G)



"Amigo é sempre estar junto, nos momentos mais difíceis e nos momentos de felicidade. Ser amigo é ser uma pessoa com irmão".

(Abel Schorn- 2º G)



"Na vida, com uma amizade bem cultivada e verdadeira nada é capaz de nos derrotar!".

(Beatriz, Carla e Daiane Prado- 2º G)



"Amizade é tudo, portanto, devemos escolher muito bem nossos amigos".

(Willian Mariane e Elizandro-2° G)



"O verdadeiro amigo é aquele que sempre está ao nosso lado, tanto nas horas difíceis e nos momentos de tristezas. Tem amigos quem sabe ser amigo".

(Rodrigo Hendges, Ringo Richter- 2º G)