ALFHONSUS BENETTI, presente na 3ª Exposição de Artes do CFJL, cativou o público presente na abertura do evento ocorrido dia 19/08 nas dependências do Sinodal Idiomas. Bacharel em Educação Artística e Pintura, Pós-graduado em Arte Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria,é o orientador responsável pelo ateliê 1336, na instituição.

De forma modesta falou sobre a temática que escolheu no ano em que, completa, 30 anos de Trajetória nas Artes Plásticas. Suas obras retratam a história que lhe era contada pelos Tios e Avós, de um antigo caminho para Ornesa, palavra usada para se referir a um pequeno vilarejo Val Veronês, da Quarta Colônia de Imigração Italiana, aos pés da montanha de Silveira Martins, formada no final do século XIX por imigrantes vênetos, dentre os quais seu avô.

A carroça e o homem estão nas telas em cenas de deposição / transporte de alguém, podendo assumir muitos significados, e é uma homenagem do autor aos primeiros, a todos aqueles que impossibilitados de reverem sua terra natal, lentamente queimaram os olhos para que nos sentíssemos em casa.