Os textos poéticos vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para a educação da percepção sensorial da criança e também de sua sensibilidade ou de capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever do jovem e adulto.
Nunca será demais insistir no fato de que a poesia para crianças, jovens e adultos exige muito mais do que rimas e ritmos. Poesia é arte, é beleza descoberta em algo, é sentido especial que o mundo adquire de repente, é a simplicidade e a verdade revelada de uma nova maneira.
Por outro lado, a poesia não se restringe, necessariamente, ao poema. Pode estar em qualquer linguagem poética, ou melhor, em qualquer linguagem literária, foi essa constatação que os alunos do 1º A tiveram nas aulas de Literatura, com a professora Nadir Pimentel Gomes. Após uma intensa procura e leitura de obras poéticas, dando-se destaque especial aos poetas Manuel Bandeira e Mário Quintana, bem como a outros autores de poesias gauchescas.
A importância que a moderna didática está atribuindo aos textos literários, como instrumento de educação desde à Educação Infantil, explica-se pela própria natureza da poesia a de ser uma atividade do espírito humano que pertence mais à área da intuição do que à da razão.Sabemos para a satisfação plena que vivemos um momento de crise mundial, em que os valores da civilização herdada estão sendo postos em questão e precisam ser reformulados.E a porta de entrada para essa nova postura é a intuição e consciência crítica, e para isso, nada melhor do que a Literatura.