Ao longo dos séculos, diferentes povos empregaram diversos sistemas de numeração. Durante muito tempo, o sistema romano foi adotado em diversas regiões. Na Europa, por exemplo, ele foi usado por mais de um milênio. Mas era muito complicado efetuar cálculos dessa maneira. Por isso, no mundo todo, os matemáticos pesquisaram símbolos mais simples para facilitar a contagem e os cálculos, surgindo o atual sistema de numeração indo-arábico, sendo este por nós utilizado.
Durante todo o século XIX, foram feitas várias tentativas de inserir imagens nas histórias, de modo que, no final do século, a história em quadrinhos, o desenho animado e o cinema apareceram simultaneamente como formas diferentes de realizar narrativas visuais.
A narrativa visual era uma necessidade da sociedade que surgiu no início do século XX. Com a industrialização da população urbana, foi preciso desenvolver formas de fazer a comunicação social e comercial com as massas. As revistas, o cinema e, na segunda metade do século, a televisão, se tornaram eficientes meios de comunicação com imagem, e hoje transmitem informação para bilhões de pessoas de todo o mundo.
Visando esta necessidade, as professoras de Artes Visuais e Matemática criaram o Projeto "Os números e as HQs", buscando desenvolver o pensamento numérico e artístico, ampliando e construindo novos significados para os números, operações e as histórias em quadrinhos consideradas narrativa visual contemporânea, além de resolver situações-problema que envolvam os vários tipos de números e operações.