Com o intuito de possibilitar às crianças o acesso à pesquisa de campo, fazendo desta um hábito, onde a busca do conhecimento científico torne-se uma necessidade desde a mais tenra idade, é que as professoras Rosemeri e Adriana estão desenvolvendo um projeto que visa conhecer o Bioma dos campos Sulinos como a biodiversidade, as espécies da fauna ameaçadas de extinção, a problemática da fragmentação do ecossistema e das espécies exóticas invasoras e a necessidade de pensar e conquistar Unidades de Conservação da Natureza, para que esta e as futuras gerações possam viver com mais qualidade de vida.

O projeto tem uma sustentação didática no material do PROBIO (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira), que proporciona o enriquecimento das aulas, fazendo com que haja a integração da escola com a comunidade, bem como aguçando a curiosidade das crianças em ir além fazendo uma análise crítica e uma releitura.

As crianças já tiveram a oportunidade de sair para campo nos seguintes locais:

- Em Lajeado Seco, na propriedade do Sr. Reckziegel - conhecer os búfalos e observar a fragmentação do Ecossistema;

- Na residência da Sra. Maitê Mundstock - conheceram espécies nativas e o trabalho de conservação;

- No Sinodal Idiomas - visualizaram e saborearam os butiás e a orientação da questão do plantio ficou por conta da profª Nadir Henn;

- Na feira municipal de Hortifrutigranjeiro - conversaram com a Senhora Dulce, coordenadora da Feira e conheceram produtos que são produzidos na região, como poderiam ser readequados às formas de produção e implementação na questão em relação ao equilíbrio entre as atividades humanas e a conservação ambiental. As crianças afixaram cartazes de alerta aos agricultores e aos consumidores sobre os perigos da monocultura. Sugeriram diversificação, como forma de sustentação e equilíbrio ambiental.

O objetivo é ultrapassar os muros da escola, observar e agir de forma crítica e consciente; responsável, e ética em relação à conservação da biodiversidade, preservando o meio ambiente na individualidade para conquistar a coletividade.