Como participar do Escola Aberta 2024
Consulte o Regulamento
Para iniciar seu projeto, comece lendo o regulamento da Escola Aberta, assim vai conhecer as regras
Inicie pela problematização
A problematização envolve algo ou alguma coisa que você deseja melhorar no seu meio, ou algum conteúdo/fenômeno que você deseja entender melhor.
Este envolve algo que se queira descobrir, investigar ou inventar, para isto geralmente parte-se de uma pergunta.
Grupo de Trabalho
Após identificar um problema, se for de seu desejo encontre parceiros para trabalhar com você, lembrando que na Escola Aberta para alunos de 6º e 7º ano os projetos podem ser desenvolvidos com 1 aluno ou até 4 alunos, para alunos do 8º ano ao até o ensino técnico os grupos podem ser formados a partir de 1 até 3 integrantes.
Para ajudar em seu trabalho busque um professor orientador, poderão ter também até 2 coorientadores.
É muito importante desenvolver seu projeto com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema da pesquisa.
ATENÇÃO: O orientador deverá ser convidado e ter aceito o convite para assim fazer a inscrição.
Diário de Bordo
Para o desenvolvimento dos projetos se faz necessário um diário de bordo, sendo este um item obrigatório. Para fazer o mesmo é necessário registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.
Registre todas as etapas realizadas de forma detalhada e precisa (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
Atualmente existem vários tipos de apps de diário de bordo virtual! É possível, também, usar pastas e arquivos compartilhados em drives.
Elabore o Resumo para a Inscrição
Atenção: Verifique no regulamento as palavras mínimas para cada categoria.
Para o resumo de inscrição do projeto, ( que pode ser melhorado e reescrito no relatório) como você ainda não o iniciou de fato, concentre-se em apresentar de forma sintética as etapas deste e deve ser capaz de responder às seguintes questões:
- Por que você quer realizar o projeto? (Objetivos ou Questões que poderão ser identificadas)
- O que você pode realizar no projeto? (Procedimentos e Métodos adotados): não detalhe os materiais que poderão ser utilizados, concentre-se em descrever os procedimentos que poderão ser realizados.
- Palavras-chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.
- Esta parte deverá constar no resumo final:
- Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
- Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões)
- IMPORTANTE
- O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.
- O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
- O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite de palavras descrito no regulamento.
- O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no relatório do projeto.
Lembre-se que o resumo deverá ser inserido no momento de sua inscrição.
Como Fazer sua Inscrição
Para fazer sua inscrição você deve entrar no portal do CFJL, ir até a página da escola aberta (você já está aqui).
Se o teu trabalho tem mais de um integrante, apenas 1 (um) faz a inscrição e informa os dados dos demais.
Para isto você deve ter os dados dos integrantes, como e-mail, telefone, resumo do trabalho, escolha do orientador e do eixo tecnológico que compreende a pesquisa.
Inscrições Externas
Por questões de organização, a inscrição para outras escolas só estará disponível após a finalização das inscrições do CFJL
Ética e Segurança
Para desenvolver seu trabalho fique atento ao regulamento da Escola Aberta e as normas brasileiras de metodologias e pesquisas científicas, pois algumas situações não são permitidas, tais como: dissecação de animais, manuseio de fogo e materiais potencialmente perigosos, etc.
Faça o Plano de Pesquisa
O planejamento é essencial numa iniciação científica, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa.
Um bom plano de pesquisa deve seguir alguns passos, os quais estão disponíveis no modelo disponibilizado.
Enriqueça seu Trabalho
Para o desenvolvimento do trabalho o norte deve ser o planejamento de acordo com o plano de pesquisa. Claro, que no decorrer do trabalho serão necessários ajustes no planejamento inicial. De toda forma, é muito importante que o projeto seja totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador/coorientador.
Para dar continuidade ao seu trabalho, faça pesquisas de campo, estatísticas, experimentos, demonstração, dentre outros. Saia do campo do imaginário e aplique seu trabalho em algo que possa ajudar o seu entorno.
Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas anotando detalhadamente e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
Relatório de Pesquisa
O Relatório da Pesquisa é o documento no qual constam todos os dados das etapas da pesquisa e a descrição do que foi desenvolvido. Esse documento deve ser redigido de forma objetiva e clara, além de apresentar linguagem científica e conteúdo coerente com o trabalho realizado.
A apresentação do Relatório de Pesquisa deve seguir obrigatoriamente todas as especificações abaixo:
- encadernação em espiral (feira presencial);
- formatação: folha A4, texto fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (cor preta), espaçamento 1,5, numeração de páginas.
Nota: não há limitação quanto ao número de páginas, porém sugere-se aproximadamente um mínimo de 20 e que não fique muito além de 30 páginas.