A Oracle lançou na terça-feira uma importante atualização de segurança para a versão do Java que é executada nos programas de navegação pela internet para tornar a plataforma um alvo menos popular para hackers. A melhoria corrige 42 vulnerabilidades no Java, incluindo "a grande maioria" daquelas que foram consideradas como as mais críticas, disse o vice-presidente executivo da Oracle, Hasan Rizvi.

Uma série de grandes falhas de segurança no plug-in do Java para navegadores foi descoberta no ano passado por pesquisadores e hackers e algumas vinham sendo usadas por grupos criminosos antes que atualizações anteriores fossem disponibilizadas.

No início deste ano, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos recomendou que os usuários de computadores desabilitassem o Java nos navegadores. Mas muitas das grandes empresas usam softwares internos que se baseiam no Java e pressionaram a Oracle para tornar a plataforma mais segura.

 

Uma das mudanças mais significativas envolve a configuração padrão. Os sites não poderão forçar pequenos programas conhecidos como applets Java a rodar no navegador a menos que tenham sido assinados digitalmente. Os usuários podem ignorar o aviso se clicarem para reconhecer o risco, disse Rizvi.

O Java foi veículo para 50% de todos os ataques digitais no ano passado em que hackers invadiram os computadores explorando falhas de segurança de software, de acordo com a Kaspersky.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software