A palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão "elemento de imagem". Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.

Esses pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo “resolução” para atribuir quantos pixels em altura e largura uma foto tem.

A cor de cada pixel é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul. Cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores. (PORTILHO, Gabriela)

 

 

 

Câmeras

Nas câmeras digitais, por exemplo, é comum vermos a concorrência gerada pelo fabricante que desenvolve, com um bom preço, a câmera com a maior taxa de Megapixels entre a concorrência. Um dispositivo com 1 Megapixel de resolução é capaz de ampliar imagens com cerca de um milhão de pixels em tamanho.

Uma câmera de 1,3 Megapixels, por exemplo, é capaz de gerar 1.300.000 pixels dentro de uma única imagem, o que, em termos de resolução, equivale à uma foto com 1280 pixels de largura por 1024 de altura, somando um total de 1.310.720 pontos.

(Willian Fonseca)

Fontes: http://www.tecmundo.com.br/imagem/203-o-que-e-pixel-.htm#ixzz2f9KyeB6x
http://www.electronica-duartes.com/analise_defeitos_lcd.php
http://supermouser.com.br/blog/tecnologia/voce-sabe-que-e-megapixel/
http://fosgrafes.blogspot.com.br/2011/04/megapixels.html
http://www.casa.abril.com.br/materia/o-que-e-um-pixel