Linguagens de Programação

Para quem está interessado em aprender alguma linguagem ou praticar e aprimorar as habilidades em programação, muitas vezes é difícil achar material de estudo, principalmente para quem não domina o inglês, já que muitos fóruns, manuais e videoaulas são encontrados apenas em inglês. Mas já existem muitos sites interessantes que oferecem artigos e vídeos em português, e que podem ser uma mão na roda para tirar aquelas dúvidas que sempre aparecem na hora de programar. Veja algumas boas opções, com destaque para o “Brasil Mais TI”, uma iniciativa brasileira que oferece cursos grátis na área de TI:

 

 

- Brasil Mais TI (http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt/realize/cursos)

O “Brasil Mais TI” é um projeto sob tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que oferece cursos online, informações e um espaço para exposição de currículos e vagas de emprego. Entre os 30 cursos disponíveis, existem desde opções para iniciantes, como Algoritmos em Java (http://goo.gl/CLGZgI) e Aplicativos BrOffice (http://goo.gl/UFspEk) até cursos mais avançados como Programação Web (http://goo.gl/qSRlDG) e Lógica de Programação (http://goo.gl/QvwLr9).

 

- W3Schools (http://www.w3schools.com/)

Disponibilizando tutoriais e um gigantesco compilado de informações sobre HTML, CSS, SQL, Javascript e PHP, o W3Schools é um dos melhores sites para se estudar programação web. Principalmente para quem está aprendendo HTML/CSS, o site é um verdadeiro “canivete-suíço”, fornecendo a lista completa de tags, propriedades, seletores (http://goo.gl/bPQN7n) e várias outras informações úteis que podem ser acessadas rapidamente por uma lista no canto esquerdo da tela ou mesmo pela caixa de busca no topo da página.

O site também oferece o TryIt Editor (http://goo.gl/EzOyZf), uma ferramenta que permite que você digite seu código HTML/CSS e então gera sua página instantaneamente, bastando clicar no botão “Submit”. Existe também uma versão do TryIt Editor para SQL (http://goo.gl/Q9fBCp), permitindo que você pratique suas habilidades de consulta em um banco de dados virtual. Os serviços do site são oferecidos apenas em inglês.

 

- DevMedia (http://www.devmedia.com.br/)

O DevMedia possui um compilado de cursos e revistas online sobre linguagens como Java, Delphi, .NET e PHP. Para solucionar aquelas dúvidas que sempre aparecem na hora de programar em Java, você pode encontrar ajuda e boas dicas nos artigos da Java Magazine (http://goo.gl/BQfDok) e da Easy Java Magazine (http://goo.gl/V3n9v3). Para quem se interessa por banco de dados, também vale a pena conferir os textos da SQL Magazine (http://goo.gl/Fy0hHP).

 

Fontes: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/42776/42776