Linguagens de Programação

Uma equipe de cientistas conseguiu, pela primeira vez na história, passar uma mensagem direta, cérebro-a-cérebro, tendo apenas como intermediário uma conexão de Internet. Através de um dispositivo chamado BCI (Brain Computer Interface, ou Interface Cérebro-Computador, em uma tradução livre), os sinais provenientes do cérebro foram para um eletroencefalograma, que decodifica a atividade elétrica do cérebro. Os pulsos elétricos foram digitalizados, transferidos para um computador através de Bluetooth e então enviados, via internet, para 8 mil quilômetros de distância, na França. Lá, três pessoas receberam a mensagem através de um processo chamado "estimulação magnética transcranial".

Neste processo, os pulsos elétricos são transformados em flashes de luz direcionados para a nosso sistema visão periférica, que o cérebro decodifica e interpreta.

Quatro pessoas, de continentes diferentes, conseguiram trocar duas palavras: "hola" e "ciao".

"Conseguimos transmitir a mensagem de um cérebro a outro sem que as pessoas tivessem de escrever ou falar", disse o co-autor da pesquisa, Dr. Álvaro Pascual-Leone, professor da Harvard Medical School.

Antes disso, cientistas da Universidade de Washington conseguiram fazer um homem controlar, por meio do cérebro, a mão de um colega.

É lógico que essas formas de comunicação "telepática" ainda são muitorudimentares.

Mas não custa lembrar: a tecnologia evolui rápido. Há pouco mais de 10 anos, ainda usávamos disquetes.

Quem sabe daqui a algum tempo, pessoas com deficiência auditiva ou afonia possam se comunicar com mais facilidade?

 

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/09/telepatia-experimento-conecta-cerebros-a-8-mil-km-de-distancia.shtml