O Google recentemente anunciou o seu mais novo produto, o OnHub (https://on.google.com/hub/). O roteador já de início chama atenção pelo formato de torre cilíndrica, bem diferente dos que estamos habituados a encontrar por aí. Dentro do equipamento, 12 antenas distribuem o sinal Wi-Fi de forma uniforme para cobrir a maior área possível. Uma antena extra serve para identificar possíveis interferências de dispositivos externos, permitindo que o roteador corrija os impactos da melhor maneira possível.

 

O OnHub suporta as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, já com o novo padrão 802.11ac, permitindo velocidade máxima teórica de 1.900 Mb/s. Também estão presentes as tecnologias Bluetooth, Google Weave (projeto do Google para intercomunicação entre diferentes dispositivos Android) e ZigBee (plataforma de integração de dispositivos na IoT, ou "Internet das Coisas"). É possível conectar até 128 dispositivos no OnHub.

Toda a instalação e configuração é feita por meio do aplicativo Google On para Android ou iOS. É possível identificar os dispositivos conectados, verificar a banda utilizada por cada um deles, realizar testes de performance por toda a rede e e otimizar o acesso para dispositivos específicos.

Uma das promessas é na atualização do produto. Com processador dual-core de 1,4 GHz, 1 GB de memória RAM, 4 GB de memória interna e uma porta USB 3.0, o Google promete novos recursos com as atualizações de software que serão frequentes para o OnHub. As vendas começam no final do mês, com preço sugerido de US$ 199,00 nas cores azul e preta. O produto está sendo construído em parceria com a TP-Link.

Fontes: 

https://tecnoblog.net/183613/onhub-e-o-roteador-google-que-todos-queremos-em-casa/

https://developers.google.com/brillo/

http://www.zigbee.org/