A turma do 9° ano produziu, na última quarta-feira (03), com a orientação do professor Tiago Chiapinotto, obras poéticas que abordavam palavras-temas. A proposta da atividade é norteada pelos Módulos 1 e 3 do material didático da Anglo e objetiva uma interação dos estudantes com textos poéticos.
“A criação de um texto poético é um processo importantíssimo para que, no futuro, se compreenda a dimensão do fazer poético quando se estuda, por exemplo, alguma obra do cânone literário brasileiro. Sem o estudante entender a complexidade necessária para a produção de algo, você não aprende como valorizar aquilo”, explica o professor Tiago.
Bernardo Berger, estudante do 9° ano, acredita que a atividade foi muito interessante. “Produzir poemas estimula nossa criatividade, raciocínio e até mesmo a velocidade de pensamento”, explica. Também estudante do 9° ano, Valentina Jurach, comenta que “a liberdade de produzir textos poéticos é interessante, porque cada estudante pode expressar seus sentimentos, sua criatividade, mostrar coisas que gosta e falar sobre pessoas que admira.”
A coordenadora do Ensino Fundamental, Sônia Bianchi destaca que "as atividades que permitem a expressão criativa dos alunos mediadas pelo planejamento do professor que indica com clareza quais habilidades quer desenvolver com os seus alunos, é capaz de trazer alterações nos ambientes de aprendizagem propondo espaços enriquecidos, centrados no desabrochar da criatividade e da inteligência do educando para que ele possa aprender mais e melhor, desenvolvendo ao máximo seu talento”, afirmou.
A liberdade e incentivo para a produção artística é um valor sustentado no CFJL, que incentiva diversas atividades artísticas dentro da instituição.
Para ver outros poemas do 9º ano clique neste link.